quarta-feira, 30 de julho de 2008

uSE FRANJA JÁ!

A franja do momento é espessa, cobre a sobrancelha e remete aos anos 60 – lembra de Jane Birkin e Penelope Tree? Pode ser vista na campanha da Mulberry, marca inglesa de bolsas, no desfile da Cris Barros (as modelos usaram uma peruca com franja), e no de Yves Saint Laurent.

Quem usa e como

As modelos Stella Tennant e Ana Claudia Michels, e a atriz Selma Blair usam franja. As francesas estilosas, meia-irmãs e filhas de Jane Birkin, Lou Doillon e Charlotte Gainsbourg, também. Todas as franjas são espessas, com a exceção da de Charlotte, mais desfiada. A designer/stylist Chiara Gadaleta tem cabelo curto e usa franja há um bom tempo. Um visual chamado de corte "cuia", que lembra uma tigelinha - o mesmo estilo usado pela novaiorquina Karen O., vocalista dos Yeah Yeah Yeahs, ícone roqueiro dos EUA.

A editora da Vogue America, Anna Wintour, também é adepta da franja. "Mas a dela é mais clássica, e acompanha um corte chanel, é mais anos 80", analisa o cabeleireiro Evandro Ângelo. É um corte mais indicado para quem tem rosto redondo ou oval. Quando o rosto é anguloso, a melhor opção é a franja com menos fios, usada um pouco de lado.

Quem pode e como

Para fazer a franja espessa, o cabeleireiro pega o cabelo bem de trás. Ela começa reta, e vai descendo quando se aproxima das têmporas, formando uma meia-lua. "Exige manutenção constante, tem que cortar de 15 em 15 dias, senão o comprimento começa a incomodar", avisa Evandro. Pode ser usada tanto em cabelos de corte reto quanto repicado, e é super indicada para quem quer disfarçar a testa larga.

Mudança radical

No desfile (e campanha) da Maria Bonita, o cabeleireiro Celso Kamura colocou as modelos de coque com uma franja postiça, desfiada. Essa é uma ótima maneira, para quem está pensando em cortar, de assimilar o visual no espelho. Cortar franja causa um grande impacto na aparência de uma mulher, e deve ser uma atitude bem pensada. "A brasileira ainda não arrisca muito, e prefere a franja longa, à la Gisele Bündchen", conta Evandro. Ele aconselha ir cortando o cabelo aos poucos para se acostumar.

Nenhum comentário: